domingo, 11 de abril de 2010

Pick-up Racing completa dez temporadas marcada pela superação


2002: surge a revolução do gás natural
Foto: Divulgação/MS2


Categoria, que passa a correr em 2010 com nova roupagem, mostra que realizar sonhos é possível


A história começou a ser escrita no dia 8 de abril de 2001, quando oito pilotos pioneiros alinharam suas picapes no circuito de Tarumã (RS) para a primeira corrida da história. Neste fim de semana, de cara nova, nome novo (Copa Chevrolet Montana) e sob o guarda-chuva da Stock Car, a Pick-up Racing comemora dez temporadas mostrando que é possível realizar os sonhos mais difíceis.

Organizada pelo paranaense Gerson Marques, o primeiro campeonato teve oito etapas espalhadas pelo Brasil, em Curitiba (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Guaporé (RS), Cascavel (PR) e Goiânia (GO) e marcou o primeiro dos cinco títulos consecutivos de João Campos _recorde que dificilmente será batido. "Não tínhamos um patrocinador, e consideramos uma vitória completar o primeiro ano", afirma Gerson Jr., filho do idealizador.

Mostrando que veio para ficar, a categoria decidiu revolucionar em seu segundo ano: introduziu o GNV (Gás Natural Veicular) nas picapes e se tornou a primeira categoria do Brasil a pensar no meio-ambiente. No entanto, ao mesmo passo que crescia mais e mais, a Pick-up Racing perdeu seu maior alicerce: no fim de 2003, um infarto tirou Marques de cena.

Foi aí que a luta começou: os dois filhos de Marques, Gerson Jr. e Gue, ao lado do novo sócio Darwin Lima, seguraram a onda e passaram a dedicar suas vidas ao sonho do pai, lutando para manter o campeonato vivo e iniciando uma segunda revolução. "Éramos apenas nós três e, em algumas corridas, quando a chuva forte derrubava as placas e bandeiras de patrocínio, passávamos a noite inteira correndo contra o tempo, colocando tudo de volta no lugar", relembra Gue.

Depois de anos operando no limite do orçamento _muitas vezes tendo de pagar as coisas do próprio bolso_, eles tiveram o trabalho recompensado ao despertarem o interesse da Vicar, organizadora da Stock Car, e selar um acordo no fim de 2006, integrando o "circo" da principal categoria do Brasil em 2008 trazendo uma nova revolução: a introdução do chassi tubular igual ao da Stock e de motores V8.

"O primeiro contato aconteceu em uma reunião da CBA com os promotores de todos os campeonatos do Brasil. E eles [Vicar] tiveram a ideia de unir os dois campeonatos. No mesmo dia surgiu a proposta de sociedade. Em 2007, a Pick-up Racing passou a integrar o leque de eventos da Vicar, passando a correr junto da Stock Car no ano seguinte. E, assim como acontece na Nascar norte-americana, a Pick-up Racing serviria como divisão preparatória para a Stock Car", continua Gue.

A experiência se mostrou tão bem-sucedida que, dois anos depois, a Pick-up Racing se transformou na principal categoria de acesso à Stock Car, fundindo-se com a Copa Vicar (antiga Stock Light) e ganhando o apoio da Chevrolet, passando a se chamar Copa Chevrolet Montana. A quarta revolução em menos de dez anos de história. "Nada mais especial que comemorar esta marca incrível com uma nova identidade visual e a mesma competitividade de sempre", completa Gerson Jr.

A entrada em um novo evento passou a atrair um público totalmente diferente do primeiro ano: pilotos jovens que buscavam se profissionalizar e correr na Stock Car. "A Pick-up teve um crescimento grande em um curto espaço de tempo, com transmissão da TV e suporte da Vicar. É uma evolução importante, pois trouxe muita competitividade. É bem por aí, a Pick-up está seguindo o caminho certo", afirmou Cadu Pasetti (Xandô), que forma o grid de 2010 com nomes como Júlio Campos (atual campeão), Rafael Daniel, Sergio Jimenez, e Nelsinho Piquet (que corre como convidado), entre outros.

"Temos uma nova categoria, mais forte e com todo o suporte necessário para se tornar ainda melhor. Sem falar da parceria com a Chevrolet, por meio da marca Montana, que dá ainda mais prestigio", endossa Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar. E o próximo capítulo desta história de superação será escrito neste domingo, com a primeira etapa da nova Copa Chevrolet Montana. E, ao contrário de 2001, todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela televisão: é só sintonizar na Rede TV! a partir das 13 horas (de Brasília).

Lista de campeões da Pick-up Racing:

2001: João Campos
2002: João Campos
2003: João Campos
2004: João Campos
2005: João Campos
2006: Cláudio Ricci
2007: Marcel Wolfart
2008: Gustavo Sondermann
2009: Júlio Campos


Nova Montana coroa a 10ª temporada
Foto: Rafael Gagliano/MS2


2008: nova fase, ao lado da Stock Car
Foto: Divulgação/MS2


João Campos, primeiro e maior campeão
Foto: Divulgação/MS2



MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Hybernon assina com Motortech para temporada 2010

EDITORIA DE ESPORTES/ Pickup Racing



Curitiba abre a temporada da Copa Chevrolet Montana Pickup Racing

*
A abertura da Copa Montana Pickup Racing será no próximo dia 11 de abril no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). A categoria, mais conhecida como
Pickup Racing, utiliza motores V8 de 5.7 litros e 340 HP de potência e é amais nova integrante da família Stock Car.O cearense Hybernon Cysne (IESA/ Aspectho) renovou o contrato com aescuderia gaúcha Motortech Competições, que é capitaneada pelo engenheiro Adilson Moises, pela qual disputou o Campeonato Brasileiro de Pickup Racing ano passado.

"Ano passado tivemos um ótimo entrosamento e encerramos o ano com um excepcional 8º lugar em Interlagos. Por motivos profissionais tive de me ausentar em duas oportunidades, mas nas demais estivemos sempre andando
entre os top 10, pontuando em diversas ocasiões", lembrou o representante do nordeste na Stock.

A categoria, que é a mais nova da família Stock Car, tem 21 equipes confirmadas e 42 pilotos inscritos. A categoria promete ser uma das mais disputadas do país, e as duas melhores equipes garantem o acesso à classe principal em 2011.

A Copa Chevrolet Montana nasce da fusão da extinta Copa Vicar e da Pickup Racing, com o apoio da Chevrolet que dá mais prestígio a competição. Todas corridas da categoria serão exibidas ao vivo pela REDETV, garantindo assim grande exposição aos patrocinadores.

"Temos um excelente pacote técnico, que já é bem conhecido de todos preparadores e pilotos. Agora é ver como se comporta o novo carro aos pneus e também a adição do câmbio sequencial, mudanças que farão com que os tempos evoluam muito rapidamente", finalizou Hybernon.

*Ficha Técnica:*
Motor: V8, 5.7 Litros, 340 HP a 5.500rpm
Pneus: Goodyear 25,5 x 10,5 de 18 polegadas
Rodas: Binno, modelo C5000 10,5 x 18 ET-25
Diferencial: Holinger, modelo HFD-04
Chassi: Tubular, feito de molibidênio
Freios: freios a disco Fremax, com sistema independente e pastilhas Ecopads
Câmbio: permitido o uso de Bertolotti ou Saenz
Carroceria: de fibra de vidro
Peso mínimo: 1.280 kg.

*Calendário:*
11/04 - Autódromo Internacional de Curitiba (PR)
02/05 - Nova Sta Rita - Velopark (RS)
23/05 - Autódromo Internacional Nelson Piquet - Jacarepaguá (RJ)
06/06 - Circuito de rua/alternativa (Ribeirão Preto - SP)
05/09 - Autódromo Internacional José Carlos Pace - Interlagos (SP)
19/09 - Autódromo Orlando Moura (MS)
24/10 - Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS)
21/11 - Autódromo Internacional Nelson Piquet - Brasília (DF)
05/12 - Autódromo Internacional de Curitiba (PR)




JV5Racing – 01/04/2010
João Vasconcelos – (011) 9479-9462
MTB:38553
Foto: João Vasconcelos
Ilustração: Stock Car

Visite o site www.hcracingteam.com.br