domingo, 11 de abril de 2010

Pick-up Racing completa dez temporadas marcada pela superação


2002: surge a revolução do gás natural
Foto: Divulgação/MS2


Categoria, que passa a correr em 2010 com nova roupagem, mostra que realizar sonhos é possível


A história começou a ser escrita no dia 8 de abril de 2001, quando oito pilotos pioneiros alinharam suas picapes no circuito de Tarumã (RS) para a primeira corrida da história. Neste fim de semana, de cara nova, nome novo (Copa Chevrolet Montana) e sob o guarda-chuva da Stock Car, a Pick-up Racing comemora dez temporadas mostrando que é possível realizar os sonhos mais difíceis.

Organizada pelo paranaense Gerson Marques, o primeiro campeonato teve oito etapas espalhadas pelo Brasil, em Curitiba (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Guaporé (RS), Cascavel (PR) e Goiânia (GO) e marcou o primeiro dos cinco títulos consecutivos de João Campos _recorde que dificilmente será batido. "Não tínhamos um patrocinador, e consideramos uma vitória completar o primeiro ano", afirma Gerson Jr., filho do idealizador.

Mostrando que veio para ficar, a categoria decidiu revolucionar em seu segundo ano: introduziu o GNV (Gás Natural Veicular) nas picapes e se tornou a primeira categoria do Brasil a pensar no meio-ambiente. No entanto, ao mesmo passo que crescia mais e mais, a Pick-up Racing perdeu seu maior alicerce: no fim de 2003, um infarto tirou Marques de cena.

Foi aí que a luta começou: os dois filhos de Marques, Gerson Jr. e Gue, ao lado do novo sócio Darwin Lima, seguraram a onda e passaram a dedicar suas vidas ao sonho do pai, lutando para manter o campeonato vivo e iniciando uma segunda revolução. "Éramos apenas nós três e, em algumas corridas, quando a chuva forte derrubava as placas e bandeiras de patrocínio, passávamos a noite inteira correndo contra o tempo, colocando tudo de volta no lugar", relembra Gue.

Depois de anos operando no limite do orçamento _muitas vezes tendo de pagar as coisas do próprio bolso_, eles tiveram o trabalho recompensado ao despertarem o interesse da Vicar, organizadora da Stock Car, e selar um acordo no fim de 2006, integrando o "circo" da principal categoria do Brasil em 2008 trazendo uma nova revolução: a introdução do chassi tubular igual ao da Stock e de motores V8.

"O primeiro contato aconteceu em uma reunião da CBA com os promotores de todos os campeonatos do Brasil. E eles [Vicar] tiveram a ideia de unir os dois campeonatos. No mesmo dia surgiu a proposta de sociedade. Em 2007, a Pick-up Racing passou a integrar o leque de eventos da Vicar, passando a correr junto da Stock Car no ano seguinte. E, assim como acontece na Nascar norte-americana, a Pick-up Racing serviria como divisão preparatória para a Stock Car", continua Gue.

A experiência se mostrou tão bem-sucedida que, dois anos depois, a Pick-up Racing se transformou na principal categoria de acesso à Stock Car, fundindo-se com a Copa Vicar (antiga Stock Light) e ganhando o apoio da Chevrolet, passando a se chamar Copa Chevrolet Montana. A quarta revolução em menos de dez anos de história. "Nada mais especial que comemorar esta marca incrível com uma nova identidade visual e a mesma competitividade de sempre", completa Gerson Jr.

A entrada em um novo evento passou a atrair um público totalmente diferente do primeiro ano: pilotos jovens que buscavam se profissionalizar e correr na Stock Car. "A Pick-up teve um crescimento grande em um curto espaço de tempo, com transmissão da TV e suporte da Vicar. É uma evolução importante, pois trouxe muita competitividade. É bem por aí, a Pick-up está seguindo o caminho certo", afirmou Cadu Pasetti (Xandô), que forma o grid de 2010 com nomes como Júlio Campos (atual campeão), Rafael Daniel, Sergio Jimenez, e Nelsinho Piquet (que corre como convidado), entre outros.

"Temos uma nova categoria, mais forte e com todo o suporte necessário para se tornar ainda melhor. Sem falar da parceria com a Chevrolet, por meio da marca Montana, que dá ainda mais prestigio", endossa Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar. E o próximo capítulo desta história de superação será escrito neste domingo, com a primeira etapa da nova Copa Chevrolet Montana. E, ao contrário de 2001, todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela televisão: é só sintonizar na Rede TV! a partir das 13 horas (de Brasília).

Lista de campeões da Pick-up Racing:

2001: João Campos
2002: João Campos
2003: João Campos
2004: João Campos
2005: João Campos
2006: Cláudio Ricci
2007: Marcel Wolfart
2008: Gustavo Sondermann
2009: Júlio Campos


Nova Montana coroa a 10ª temporada
Foto: Rafael Gagliano/MS2


2008: nova fase, ao lado da Stock Car
Foto: Divulgação/MS2


João Campos, primeiro e maior campeão
Foto: Divulgação/MS2



MS2 Comunicação Integrada
Tel. 51 8142.2602
Nextel. 82*36383
www.ms2comunicacao.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: