segunda-feira, 17 de julho de 2006

O primeiro pódio ninguém esquece


Valter Rossete, piloto Maserati do carro 21, é uma pessoa sobretudo tranqüila. “Da paz”, como dizem. Mas, nas duas temporadas anteriores do Campeonato Brasileiro Maserati, não era difícil presenciar momentos de irritação de Rossete, por conta dos acertos em seu carro. Ou nas áreas dos boxes nos diferentes circuitos brasileiros ou ainda quando, já sem o capacete e luvas, retornando da pista.

No entanto, ontem foi tudo diferente. Foi só alegria. Valter Rossete, pela primeira vez, subiu ao pódio da categoria. A tranqüilidade havia voltado. Concedeu entrevistas às emissoras e jornais locais, de modo até tímido. A timidez diante do público e a felicidade estampada no rosto diante dos dois filhos e da esposa.

Um bom final de semana para Valter Rossete tinha começado na 6ª feira, 14 de julho, quando fez o melhor tempo do 1º treino oficial, com tempo de 1:38.641, sobre um piso molhado do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. No diante seguinte, o jornal local Gazeta do Sul estampou 2/3 de sua capa com uma foto do carro 21.

A bem da verdade é que, independente dos acertos do carro, Rossete evoluiu muito na categoria. Deu um show na pista ontem, em especial na largada, quando conseguiu pular duas posições na primeira curva. E depois de largado na 6ª posição, terminou a 1ª bateria em 3º lugar. Na segunda parte da corrida, Rossete chegou a incomodar o seu oponente Rafael Derani, em alguns momentos, mas acabou a prova em 3º.

Apenas a título ilustrativo e é bom também para relembrar, Valter Rossete havia conquistado, até então, um 7º lugar na etapa de 8 de agosto, no Rio de Janeiro, na temporada de 2004, ano em que terminou na 16ª colocação, com apenas 23 pontos. No ano seguinte, sua melhor pontuação foi na etapa de Brasília, 17 de abril, quando chegou em 9º lugar e encerrou o ano na 15º lugar, com 43 pontos.

Com o resultado de ontem, Rossete ocupa a 4ª posição na classificação geral, com 62 pontos, atrás Alencar Jr. (121), Rafael Derani (82) e Guto Negrão (70).

Nenhum comentário: